Zambra

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009







ZAMBRA


A palavra “Zambra” vem do árabe “Samra” nome que designava as festas mouriscas na península hispânica caracterizadas por muita alegria. 
O termo Zambra significa "morena" em árabe. 
Este termo refere-se a um estilo de música e dança onde há uma fusão de movimentos de dança do ventre, dança cigana e dança flamenca. 
Esta fusão deve-se a uma histórica fusão de manifestações culturais de diversos povos que viveram sobre as mesmas terras em uma região da Península Ibérica, onde hoje é a Espanha, chamada de Al Andaluzia.


Faziam parte desta fusão cultural:

Tartésicos - Habitantes do sul da Espanha, descendentes das dinastias egípcias que viviam à margem do Nilo e que migraram para a Europa. Viveram à sudoeste da Península Ibérica, abaixo da região da Andaluzia,  entre os séculos VIII e VI a.C e este é considerado um período chamado "Orientalizante". O território Tartésico é considerado o primeiro estado da Península Ibérica, mantinham contato comercial e cultural intenso com os Fenícios.

Mouros - Povo islâmico do Norte da África (Marrocos, Mauritânia, Argélia e Saara ocidental) composto pelos grupos étnicos dos árabes e bérberes, que durante o século VIII entre os anos de 711 à 713,  sob comando da Dinastia Omíada invadiu a Espanha, mais precisamente a região da Península Ibérica, mais tarde chamada de “Al Andaluzia”.

Ciganos  - Povo do Noroeste da Índia das regiões de Punjab e Rajastão, que aproximadamente entre os anos 500 à 1000 depois de Cristo migrou para a África do Norte e Europa fugindo da invasão do Sultão Mahmud de Ghaznique capturou milhares de pessoas e os vendeu ao povo Persa. 
Por volta do século XVI,  caravanas rom partiram para uma segunda onda migratória.
Um grupo tomou direção para Oeste e chegou a Europa através da Grécia; outro grupo partiu pelo Sul, chegando ao Império Bizantino , Síria, Egito e Palestina.
O primeiro documento que registra a entrada de ciganos na Espanha data do ano de  1425, Os Roma, como se auto-denominavam, se estabeleceram na região Andaluz trazendo consigo suas tradições e costumes. A Andaluzia foi considerada a "terra prometida" aos Gitanos.

Judeus - Povo que já estava situado na Andaluzia na chegada dos árabes, fugindo das perseguições dos visigodos cristãos.
A origem do povo judeu é datada aproximadamente no ano 2000 a.C na Mesopotâmia, quando a população começou a migrar para outros lugares em função de guerras.
A "Estela de Merneptá", uma pedra com antiga escrita egípcia, datada de 1200 a. C é um dos mais antigos registros arqueológicos do povo judeu em Israel onde o Judaismo se tornou a primeira religião monoteísta.

Todos estes povos introduziram seus Costumes, sua música e sua dança ao povo andaluz. 
A dança flamenca possui muitas influências árabes, desde os movimentos da dança, a maneira de cantar e até os instrumentos utilizados.

Apresentações de Zambra são uma mistura de coreografia e improvisação. 

As danças de grupo e em duo são habitualmente coreografadas em formato improvisação dirigida, onde certas partes da música tem sequencias coreográficas fixas, geralmente o refrão,  sendo o restante da música livre, dançada conforme a inspiração, emoção e estado de espírito da bailarina no momento da dança.

As apresentações solo são improvisadas e o estilo musical e de dançar variam de acordo com o estilo, personalidade de cada bailarina, algumas dão ênfase ao estilo árabe, utilizando músicas e figurino que tem visivelmente influência árabe, como saias de abertura vertical, bustiãs, véus, snujs e dançam descalças. Outras preferem dar ênfase à dança cigana, utilizando saias muito rodas, coloridas e que são manuseadas de forma alegre e vibrante durante a dança, podem utilizar também acessórios como o pandeiro e o leque, também dançam descalças. Já as bailarinas que preferem dar ênfase na dança flamenca utilizam músicas tradicionais flamencas fusionadas com árabes e c ou ciganas, o figurino é baseado em saias não muito rodadas, colans ou corpetes que não mostrem a barriga, algumas utilizam sapatos e como acessórios podem utilizar castanholas, abânicos e mantóns.

Zambra é uma dança em que se pode mostrar criatividade e emoção porque é uma dança livre onde podemos mostrar belos trabalhos de saias e deslocamentos da Dança Cigana, movimentos tremidos, ondulatórios, circulares sinuosos da Dança do Ventre, e movimentos de mãos, braços, tronco e giros da Dança Flamenca.




A criação do figurino também é livre e à escolha de cada bailarina, podendo utilizar-se de acessórios dos três estilos de dança, desde que utilizados com “bom senso” para não sobrecarregar a imagem.






Texto / atualizado em 15 de agosto de 2015 às 01:28


Janahina Borges
Zambra Alma Gitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário